domingo, 15 de julho de 2007

Todas as coisas vivas louve ao Senhor Jesus!

Todos os seres que respiram louvem ao senhor, pois somente Ele é digno de adoração e santidade. O senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre; jamais deixe de louva-lo, o rei Jesus que esta assentado ao lado do pai todo poderoso o qual tem amor infinito, que foi capaz de entregar seu filho unigênico à morte para que todos aqueles que nele crer não pereça mas, tenham a vida eterna. Saiba que jamais o Senhor Jesus te esquecerá, pois o teu nome esta cravado em suas mãos.
Meu amado não se deixe abater pelas dificuldades da vida, busque ao Senhor Jesus, pois Ele é solução para todos os nossos problemas. O Senhor é luz! Aqueles que estiverem nesta luz se mantenham, aqueles que ainda não estão na luz se achegue à esta, para que as trevas não venham a te consume.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Descobertas Acidentais da Química em Ciências

As descobertas no mundo da química são, na maioria, feitas por pessoas que aplicam o método científico em seus trabalhos. Paralelamente, descobertas importantes são feitas por acaso. Mas, mesmo neste último caso, uma descoberta tem mais chances de ser feita por algyém com bom conhecimento de suas área de trabalho.
A indústria de corantes sintéticos iniciou-se em 1856 quando William Perkin, um estudante de 18 anos do Royal College of Chemistry de Londres, tentava sintetizar o quinino, uma droga usada no tratamento da malária.

Por que Estudar Química?

A química é um assunto que fascina muitas pessoas. Aprender a respeito da química da composição do mundo à nossa volta pode nos conduzir a invenções interessantes e úteis e a novas tecnologias. É bem provável que você esteja estudando química porque alguém decidiu que isso é importante para os objetivos da sua carreira profissional. O campo da química tem importância central para o entedimento de muitos outros campos, tais como agricultura, astrologia, zoologia, geologia, tecnologia aplicadas à saúde, biologia molecular e ciências naturais entre outras. Mesmo que você não planeje envolver-se com qualquer destes campos, a química é usada por todos nós, na sua luta diária para nos mantermos a par do nosso mundo tecnológico. o apredizado acerca dos beneficios e riscos associados com produtos químicos o ajudará a tornar-se um cidadão bem-informado, capaz de fazer escolhas inteligentes a respeito do mundo à sua volta. o estudo da química esinará a resolver problemas e comunicar-se com outras pessoas de forma lógica e organizada.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

CURVA DE NÍVEL USANDO ESQUADRO EM FORMA DE "A"


CONSTRUÇÃO DE UM ESQUADRO DE NÍVEL EM FORMA DE “A”
As curvas de nível são linhas que atravessam horizontalmente uma encosta, ligando os pontos com a mesma altitude. Estas linhas são importantes para algumas medidas de conservação do solo, por exemplo, plantação em curva de nível, a cultura em terraços ou sulcos em curvas de nível. Antes de plantar na curva de nível ou de fazer um sulco, é importante identificar e marcar as linhas. Isto pode ser feito com a ajuda de um esquadro de nível em forma de “A”.
COMO CONSTRUIR UM ESQUADRO DE NÍVEL EM FORMA DE “A”
1. Para construir um esquadro de nível em forma de “A” são necessárias duas estacas com pelo menos 3 metros de comprimento, um barrote de 2,5 metros, uma corda de 2 metros de comprimento e uma pequena pedra que servirá de peso.
2. Coloque as duas estacas (> 3 m) de modo a formar um “V” invertido e amarre solidamente as pontas do vértice. As estacas têm de ter exatamente o mesmo comprimento.
3. Fixe as duas extremidades do barrote de 2,5 m aos pés do “V” invertido (a cerca de 1 m da extremidade dos postes de 3 m) de modo a formar a barra horizontal do “A”.
4. Identifique o meio da barra horizontal, medindo-a com uma corda e seguidamente dobre-a ao meio.
5. Utilize a corda dobrada para marcar o meio da barra horizontal do esquadro de nível.
6. Amarre a pedra à extremidade da corda de 2 m. Fixe a corda à junção do esquadro de nível (no ponto onde as duas estacas se unem). A corda deve ficar alguns centímetros abaixo da barra horizontal do esquadro de nível. O peso da pedra mantê-la-á esticada.
FIGURA 1 Construção de um esquadro de nível em forma de A
Quando a corda esticada toca a marca que indica o meio da barra horizontal do esquadro de nível em forma de A, isso significa que os dois pés do esquadro estão ao mesmo nível do solo. Se a corda não toca essa marca significa que os pés do esquadro não estão ao mesmo nível do solo. Podem colocar-se ao mesmo nível deslocando um dos pés para cima ou para baixo da encosta, até que a corda esticada fique ao meio da barra horizontal do esquadro.
Implantação de uma curva de nível, utilizando o esquadro de nível em forma de A
Depois de ter colocado os dois pés do esquadro ao mesmo nível, marque com uma pequena estaca ou com uma pedra o ponto onde está fixo um dos pés. Depois levante esse pé, enquanto o outro se mantém fixo, e rode o esquadro de nível (em semi-círculo) até que o pé levantado fique do lado oposto. Coloque-o no solo e ajuste-o, de modo a que a corda esticada toque a marca indicando o meio da barra horizontal. Marque sobre o solo (com uma estaca ou uma pedra) o ponto do segundo pé do esquadro de nível, depois levante o segundo pé e rode-o até ficar no lado oposto do esquadro de nível. Repita esta operação, marcando de cada vez no solo o ponto onde cada um dos pés se apóia antes de movê-lo para o lado oposto. Quando todos estes pontos estiverem marcados ao longo da encosta constitui uma curva de nível.
As culturas, incluindo árvores, podem ser plantadas ao longo das curvas de nível. Assim, reduzir-se-á o escoamento das águas da chuva, possibilitando que esta se infiltre mais facilmente no solo.